Reintegração à FAB

Reintegração à FAB
Direito Internacional

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pronunciamento do Deputado Vicentinho do PT - SP

Pronunciamento em favor da nossa reintegração.
Veja o video abaixo:


O SR. VICENTINHO (PT-SP. Sem revisão do orador.) - Nobre Presidente, em primeiro lugar, quero agradecer a V.Exa. a saudação às delegações que estão nas galerias. A delegação presente é composta por homens, mulheres, crianças, profissionais concursados da Aeronáutica, que foram demitidos há um bom tempo. Eu abordarei esse assunto daqui a pouco.
Também quero falar a respeito da greve do direito à jornada de 30 horas semanais, dos nossos enfermeiros e enfermeiras.
Mas, refiro-me a esses profissionais que lá estão, soldados da Aeronáutica que passaram no concurso para aquela instituição e estão há10 anos numa intensa luta, porque a Aeronáutica os demitiu sem explicação alguma, sem o conhecimento do Tribunal de Contas.
Estou inclusive com uma matéria publicada na revista ISTOÉ, intitulada A Farra da FAB. Portanto, a nós, representantes do povo, interessa saber a verdade. Haverá uma audiência pública no Senado para tratar desse assunto. Sei que a Presidenta da República Dilma Rousseff já se manifestou a respeito do caso e pediu uma apuração.
Eu e o Deputado Amauri, meu querido companheiro, que aqui está, ontem estivemos no Ministério do Planejamento. Fazemos parte de um grupo de Deputados que valoriza todos aqueles que prestam concurso. Esses têm o seu merecimento, mas esse caso é realmente emblemático. Foram demitidos mais de 10 mil soldados, e dezenas deles estão esperando alguma explicação. O que esses profissionais pais de família querem é o direito de voltar ao serviço, porque foram demitidos sem nenhum motivo.
Como é possível alguém prestar concurso, ser aprovado, ingressar no emprego e, de repente, ser afastado?
Então, quero parabenizar a Presidenta Dilma pela corajosa atitude de buscar informações sobre esse caso. Também espero explicação da Aeronáutica para um fato grave como esse.
E quero fazer parte daqueles que lutam pelo direito de servir à nossa Pátria, porque, afinal, eles não entraram escondidos, não entraram pela janelinha. E o que mais nos deixa preocupado, juntando essa matéria da revista ISTOÉ, que diz que há muita gente recebendo salário da Aeronáutica sem estar servindo, é a denúncia que nos foi levada pela comissão desses soldados, que já podiam ser suboficiais.
Então, eu farei um requerimento à Aeronáutica para que apresse e nos explique exatamente fatos como esse, porque, senão, não teremos explicação para dar a ninguém.
Quero aqui, portanto, manifestar a vocês, em nome de quem representa tanta gente neste País, a nossa solidariedade, a esperança de que a justiça seja feita e que vocês voltem aos quadros da Marinha, da Aeronáutica, às Forças Armadas, pelas quais temos profundo carinho e respeito, e que lutam pela soberania nacional, e é exatamente nas Forças Armadas que nós temos uma referência de ética, de seriedade.
Quando surgiu uma denúncia de que soldados lá no Haiti estavam sendo acusados de abusar de mulheres haitianas, eu fui lá em nome desta Casa e, chegando lá, comprovei a seriedade do Exército, da Aeronáutica, da Marinha. Não tinha fundamento o que foi dito de maneira irresponsável.
A nós interessa a verdade e que se apure como é que alguém é demitido concursado e nem o Tribunal de Contas tem essa informação. Então, é o mínimo que queremos saber. Trata-se de uma situação delicada e nos esperamos dos porta-vozes da representação das Forças Armadas deste País, e da Aeronáutica, explicação sobre um caso como este, e eu espero vê-los retornando ao trabalho.
Pessoal, muita força para todos vocês, para os seus familiares que estão aí com tanta dignidade e que vivem atuando disciplinadamente pedindo o direito ao trabalho.


Nenhum comentário: